Seu carrinho está vazio!

Bora encher de cartinhas?

    Venda suas cartas com taxa ZERO ou venda na Curadoria com a menor taxa do mercado

    Como identificar cartas Magic the Gathering proxy

    O MTGC e a BurnMana prepararam um episódio de podcast completo sobre cartas proxy falsificadas, ouça agora no Spotify, ou se preferir faça download diretamente no site do podcast MTGC.

    O termo proxy para carta Magic The Gathering é utilizado para uma carta que substitui uma carta facilmente identificável por algum defeito, com errata de regra, ou uma carta danificada que impossibilite uma partida em algum torneio sancionado.

    Apenas um juiz pode criar estas cartas proxy em um torneio (para ser utilizada apenas naquele torneio). Geralmente o juiz escreve o nome da carta substituída em um terreno básico, ou uma carta com propaganda que vem nos boosters, deixando a carta substituída na mesa durante a partida para que o oponente do jogador com a carta substituída, possa visualizar e checar sua validade.

    A outra versão que ficou conhecida na comunidade de Magic é a de cartas proxy fabricadas a mão em casa, impressas em uma impressóra, ou cartas falsificadas com a intenção de se fazer passar por uma carta original. Este último tipo de carta proxy é proíbida pela Wizards e a BurnMana está de acordo.

    Existem vários testes para identificar uma carta proxy, como: luz branca, luz negra, peso, dobrar a carta, água na superfície e etc.

    Cartas de idiomas diferentes podem ter uma leve diferença em sua coloração, pois a Wizards utiliza locais diferentes para imprimir cartas de alguns idiomas.

    Vídeo do canal Cabrito Montês sobre Proxy

    Separamos para você 3 testes feitos na Curadoria BurnMana

    Luz branca/negra: Você pode utilizar o flash da câmera do seu celular, ou qualquer outra luz branca que consiga aproximar da carta para efetuar este teste, como uma luminária. Ligue a lanterna de seu celular e aproxime da carta primeiro na frente e depois vire para testar o verso. Você deve enxergar a textura da carta através da luz e um tom azulado brilhante em volta dos textos Magic e Deckmaster do verso da carta.

    Peso: Utilize uma balança de precisão para pesar suas cartas. O peso de uma carta de Magic varia enre 1,7 e 1,8 gramas. E para cartas FOIL este valor pode chegar até 1,9 gramas.

    Padrão de impressão: Para fazer este teste é necessário utilizar um conta fios (pequena lupa de grande aumento). As cartas originais são impressas em 2 partes. Primeiro as camadas coloridas do frame da carta, depois a camada de preto das fontes, custos de mana e símbolo da expansão.

    Exemplo de padrões de impressão da carta com zoom

    Original
    Exemplo de textura de carta real com padrão de impressão
    Falsificada
    Exemplo de textura de carta falsa sem padrão de impressão
    Original
    Segundo exemplo de textura de carta real com padrão de impressão
    Falsificada
    Segundo exemplo de textura de carta falsa sem padrão de impressão

    Citando a Wizards em seu artigo PROTEJEMOS VOCÊ CONTRA FALSIFICAÇÕES

    Aproveitamos para lembrar que os jogadores devem ser diligentes ao se protegerem e ao protegerem suas coleções. Efetue trocas com pessoas que você conhece, examine com cuidado os cards valiosos e lembre-se da regra de ouro: se um negócio é bom demais para ser verdade, provavelmente não é legítimo.

    Ler artigo